terça-feira, 22 de dezembro de 2009

RESUMO DIVERSIFICADO

Resumo dos textos:
Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Conceitos e Estratégias de Comunicação
Luciene Domenici Mozzer
Ambientes Virtuais como aliados na aprendizagem
Núbia Schaper Santos

A
tecnologia está cada dia mais avançada, alguns tempos atrás eram utilizados para jogos, pesquisas diversas, práticas de atividades no Word (digitação) e vários outros recursos.
H
oje, a tecnologia se avança em cursos e EaD ( Educação a Distância), abrindo novos campos para o ensino-aprendizagem para graduação e pós-graduação.
A
ssim, a EaD, “formaram-se as comunidades virtuais de aprendizagem”, que são oferecidas para adultos com compromissos e responsabilidade que estão em busca de conhecimentos e aprendizagem com ferramentas novas para as práticas pedagógicas.
S
ão grandes as vantagens referente à EaD, descobertas de novas ferramentas diferenciadas de recursos, construção de projetos mais avançados, oportunidades de conhecer pessoas novas no ambiente virtual, criando laços de amizades, confiança e respeito, momentos de discussões de estudo, troca de experiência, construção de idéias novas, criando assim uma aprendizagem efetiva. Todos “trabalham juntos, tendo uma única meta, possibilitando alcançar níveis qualitativos mais elevados em conteúdo e proporcionando um aprendizado melhor”.
O
grupo de EaD, é formado por coordenador que organiza os procedimentos, juntamente com vários professores: professor formador, orienta o estudo e a aprendizagem; corresponde à função pedagógica do professor no ensino presencial; professor pesquisador: pesquisa e atualiza, refletindo sua prática; professor tutor: orienta seus alunos nos estudos, de acordo com as disciplinas de sua responsabilidade; professor tecnológico educacional: responsável pela organização pedagógica de conteúdos e adequação dos mesmos aos suportes técnicos; professor recurso: presta apoio ao tutor nas respostas e dúvidas durante a disciplina; professor monitor: coordena e orienta os alunos nas atividades presenciais.
O
s tutores presenciais e os tutores a distância estão sempre em comunicação com os alunos, alertando, apoiando, motivando, mostrando caminhos para execução de atividades, lembrando as datas das entregas das atividades para que não haja atrasos, motivando os alunos com muita dificuldade com estratégias de recursos no processo da aprendizagem on-line, “visando à superação dos obstáculos encontrados pelos alunos”.
“O
computador é uma cultura digital, vem produzindo mudanças e alterando a nossa relação com as coisas, com os outros, com o mundo”.
A
EaD, além de todas estas vantagens já citadas anteriormente, também nos permite conhecer metodologias avançadas no desenvolvimento das aulas, que são fóruns, chat, videoconferência, wikispace (wiki) e o blog.


Contribuindo para o trabalho criativo – SÔNIA APARECIDA TACON DO PRADO SIQUEIRA- 22/12/09.

Nenhum comentário:

Postar um comentário